sexta-feira, maio 22, 2009

Sobre fidelidade e outras especulaçoes filosoficas...

Toró nr 55. Matoury-Guiana Francesa, 22 de maio de 2009.


"Toda fidelidade tem que ser espontânea. Se for preciso um pingo de esforço para suportá-la, ela deixa de ser fidelidade e se transforma em martírio. "
Edson Marques

Toda mesmo! Além de marido, eu incluo na minha lista, trabalho e pessoas que fazem parte da minha vida.

Quando eu ainda vivia sob a ditadura do meu eguinho inflado, fazia de tudo, até mesmo me martirizar para suportar pessoas e situaçoes insuportaveis. Tudo em nome da iluminaçao espiritual!!!!!!!! Tolinha...hahahahaha.
Eu acreditava (mesmo!) que essa atitude iria me levar a iluminaçao espiritual ou, na pior das hipoteses, eu PARECERIA iluminada aos olhos alheios. O que ja era alguma coisa para o meu mundinho que so via o meu umbiguinho!

Tudo o que consegui foi ficar cheia de raiva, magoa e rancor. E, ao nao estabelecer limites claros CRISTALINOS, permiti que muito abuso emocional e, até mesmo fisico, acontecesse.

Entao, ha algum tempo assumi a postura de estabelecer os limites claramente e, na medida do possivel, com amor.

Mas algumas pessoas nao querem amor. Elas estao tao desequilibradas que so conseguem receber limites com dor.

E sao essas pessoas que gritam: "Sua falsa..."
Sim, eu fui falsa. Falsa ao suportar o insuportavel em troca da imagem de "iluminada".

Interessante perceber como irritamos os que querem viver na inércia quando nos dispomos a mudar. Mesmo que nao tenhamos a intençao de irrita-las!!!

Enfim, escutar esse tipo de coisa é o preço que se paga por desafiar o mundinho das aparências e da hipocrisia...

* Patrícia Nascimento Delorme, 37, mãe do Luka, terapeuta de Reiki e jornalista, na lida com a pequenez alheia, além da minha... Seu e-mail: patiedelorme@gmail.com

Um comentário: