sexta-feira, agosto 15, 2008

Toró de Parpite nr. 34. Onde está o Panchen-Lama?

Toró nr 34. Matoury-Guiana Francesa, 15 de agosto de 2008. 8° dia das Olimpíadas de Pekim.



Este garotinho fofinho da foto é considerado o prisioneiro político mais jovem do mundo. Em 1995, quando o Dalai Lama o reconheceu como a 11ª reencarnação do Panchen-Lama, a segunda maior autoridade espiritual do Tibete, o governo chinês o prendeu e há 13 anos nao se tem noticias dele.

Esta é a única fotografia existente tirada aos seis anos de idade. Em abril de 2008, se ele estiver vivo, terá completado 19 anos. Mas ninguém sabe onde ele está ou se ao menos está vivo!

Para se ter uma idéia da importância do 11º Panchen-Lama dentro da religiosidade tibetana, ele é um dos responsáveis pelo reconhecimento do próximo Dalai Lama quando este morrer! Ter esse menino sob controle e dentro de uma educação de lavagem cerebral pelo governo chinês pode comprometer a continuidade dessa cultura que há 600 anos tem o Dalai Lama como o centro de tudo.

Participe das campanhas pela libertação do Panchen-Lama:
http://www.freepanchenlama.org/
http://www.rangzen.org/new/campaign.php



Abaixo, o texto do jornalista brasileiro Haroldo Castro que retratou o drama tibetano com altíssima qualidade de textos e fotos para a revista Época! Parabéns Haroldo Castro. Parabéns Revista Época!

Onde está o Panchen-Lama?
Haroldo Castro, de Lhasa

Época - Edição nº 504
"O monastério de Shigatse, que alberga dezenas de moradias e templos, assemelha-se a um vilarejo fortificado. Fiéis tibetanos e visitantes chineses fazem fila para entrar em uma das inúmeras capelas do monastério Tashilhunpo, ... antiga morada do Panchen Lama, a segunda autoridade espiritual do Tibete, depois do Dalai-Lama.
Em março de 1959, o atual 14º Dalai-Lama, prevendo que poderia cair nas mãos dos chineses, foi para a Índia, onde vive em exílio até hoje em Dharamsala.
A partir de 1959, o 10º Panchen-Lama, que anteriormente era simpatizante do regime chinês, resolveu ter uma atitude mais firme em prol da liberdade tibetana. Em 1964 foi preso e permaneceu 14 anos encarcerado. Faleceu - alguns alegam por envenenamento - em 1989.
Um novo Panchen-Lama precisava ser encontrado. Em maio de 1995, o Dalai-Lama reconheceu o menino de 6 anos, Gedun Choekyi Nyima, como a 11ª reencarnação do Panchen-Lama. O governo de Pequim não aceitou (o menino sumiu) e obrigou os monges de Tashilhunpo a encontrar um outro Panchen-Lama. Os chineses escolheram como novo Panchen-Lama, o filho de um membro tibetano do Partido Comunista, Gyaltsen Norbu. Hoje, esse jovem de 18 anos estuda na capital chinesa e está sob controle do governo.

Várias perguntas continuam sem respostas.

Onde estará o 11º Panchen-Lama reconhecido inicialmente pelo Dalai Lama?
Deverá o Panchen-Lama escolhido pela China agir como uma marionete do regime?
Segundo a tradição tibetana, o Panchen-Lama participa da escolha do próximo Dalai-Lama, quando o atual - um baluarte dos direitos humanos - falecer. Escolherá ele um Dalai-Lama também pró-China? "

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81073-5856-504,00.html

Conheça o blog do Haroldo Castro:
http://www.viajologia.globolog.com.br/archive_2008_04_05_32.html


* Patrícia Nascimento Delorme, 36, jornalista e mãe do Luka, em vigília pelo Tibete no Toró de Parpite durante as Olimpíadas de Pekim. Seu e-mail: patiedelorme@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário