terça-feira, junho 17, 2008

1998 - Central do Brasil na Suiça

« deixe-me ir
preciso andar
vou por ai
a procurar
rir pra nao chorar
se alguém por mim perguntar
diga que eu so vou voltar
quando eu me encontrar."
Preciso me encontrar - Candeia





Central do Brasil está sendo exibido em Zurique, na Suiça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enquanto os suiços assistiam atônitos um outro Brasil diferente da dobradinha "mulher bonita sambando e futebol", eu chorava baixinho ao preceber as "pequenas-grandes" coisas a que somos privados no nosso cotidiano brasileiro: um bom transporte publico pra voltar pra casa depois de um dia de trabalho e cansaço; o respeito pela vida no trânsito; o direito básico a que todo cidadão deveria ter acesso, a alfabetização; e para arrematar, alguma dignidade para as crianças que vivem nas ruas.

Alguns suiços acharam o filme piegas, sentimentalóide. Não conseguiram diferenciar o brasil dos folhetos de turismo do Brasil apresentado no filme.
A maioria gostou do filme, principalmente da atuação de Fernanda Montenegro nos mostrando o universo tão amargo e carente de uma pessoa em transformação.

Mas nenhum deles ali poderia sentir o que um brasileiro (a) sentiu, ou pelo menos, o que eu senti. Uma impotência muito grande com relação às "pequenas-grandes" coisas que nos são negadas todos os dias confirmando o que o diplomata inglês, G. A. Wallinger, escreveu sobre o Brasil e os políticos brasileiros em janeiro de 1962 (notem bem, 1962!):
" Um sistema político que permite e encoraja um individualismo sem princípios na luta pelo poder e no exercicio desse poder é frágil e perigoso. O individualismo egoísta das personalidades importantes do Brasil em todos os campos é que vem basicamente impedindo o país de assumir, no mundo, o papel para o qual ele tem potencial humano e material. é tempo de iniciar um tipo de revolução no pensamento brasileiro que - se as atrações espúrias de extremismo exótico e das mais palpáveis pressões das necessidades econômicas forem mantidas sob controle - pode num futuro não muito distante permitir que esse país assuma o seu papel."

1962! Mas parece que foi escrito essa semana. é pra chorar baixinho no escurinho do cinema...

Inverno 1998
Zurique - Suiça

Patricia Nascimento Delorme
Jornalista e Fotografa integrante do bloco dos sem-tela e sem-pagina (agora com tela e pagina! 2008. uau!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário