terça-feira, junho 17, 2008

Toró de Parpite nr. 10B. Alma pantaneira.


alma pantaneira!





Toró de Parpite
(Brainstorm)

Zurique, 01.05. 2001 Primavera. SOL! Calorzinho! Céu azul, azul. Amém! nr. 10B (Wow!)


O Toró de Parpite comemora um ano. E para celebrar esta minha façanha, que nasceu da necessidade de desabafar quando estive na India, nada melhor do que um Toró de Parpite. Nesta edição resolvi explicar o que vem a ser o nome das minhas cartas coletivas (a pedidos dos amigos que não conhecem a expressão).

TORÓ - Chuva, tempestade

PARPITE - Derivação caipira da palavra "palpite", que significa opinião de pessoa intrometida (hahahaha); pressentimento; intuição de ganho (no jogo), segundo dicionário Aurélio.

Quando eu estava na Inglaterra, escrevi o primeiro "Toró de Parpite" dentro dos metrôs e decidi chamá-lo de "Brainstorm" (Tempestade de Idéias) porque era exatamente isso que eu estava sentindo. As idéias borbulhavam na minha cabeça. Vinham e iam tão rápido que eu andava com um caderninho de anotações para não perdê-las. Mas eu não queria um nome em inglês. E fiquei pensando em como eu iria chamar as minhas cartas coletivas. Até que um dia, li sobre um trabalhador que teria traduzido a expressão „Brainstorm“ como „Toró de Palpite“ para Dorotea Werneck. Pronto! Encontrei a expressão que explicava o conteúdo das cartas e com um toque brasileiro. Mudei o „l“ pelo „r“ para dar o estilo pantaneiro e cheguei ao nome do nosso Toró de Parpite.


EGOCENTRISMO (?) - O conteúdo do Toró é totalmente centrado nas minhas experiências e em como eu vejo o mundo porque eu não conheço nenhuma outra pessoa como eu me conheço. E já que a proposta é dividir com vocês a viagem vertical-interior que está sendo feita paralela à viagem horizontal-exterior, acredito que seja impossível descrever experiências de outras pessoas. De qualquer forma, parpites dos leitores são muito bem vindos e têm meu total apoio para se expressarem.

ASSINANTES - Completamente gratuito e compulsório. hahahaha.

Brincadeirinha... O Toró nada mais é do que o meu universo mastigado e exposto. Uma tentativa de me mostrar sem máscaras. Quem não quiser ter acesso a este mundo, faça como um colega suíço que me escreveu na semana passada pedindo para eu não enviar mais o Toró porque ele anda muito ocupado e não tem tempo de ler.

Vou ficar chocada, vou chamá-lo (a) de insensível, vou fazer um drama, me sentir rejeitada, afinal de contas, o Toró é minha alma interpretada e exposta. Depois, vou entender que não é todo o mundo que está afim de saber da viagem dos outros. E essa coisa de se conhecer incomoda, principalmente a quem quer passar o resto da vida se enganando, fingindo que já sabe tudo sobre si e o outro.

Então resignadamente, vou me abarrotar de compaixão e deletar o seu nome da minha lista de amigos que recebem o Toró de Parpite.

TOSTINES - Amo a Suíça porque não entendo o suíço-alemão ou não entendo o suíço-alemão porque quero continuar amando a Suíça?

TERRA À VISTA - Dicas úteis e inúteis para quem está de malas prontas.

Nunca! Nunca, nunca e nunca outra vez confie que o/a seu/sua parceiro(a) de viagem tem a experiência e informações necessárias para que vocês desfrutem do paraíso escolhido pra passar as tão sonhadas (e quem sabe merecidas) férias. Vocês podem acabar horas procurando um hotel, perdidos numa noite fria e tentando decifrar a escrita Tcheca, ou pior, passar apenas duas (!!!) horas dentro do Alhambra ao invés das 48 horas, tempo que o local exige! Tudo porque vocês tem uma opinião diferente do que seja flexibilidade e aventura.

Se você é como eu, que está aprendendo a maravilhosa arte de viajar na viagem (Ricardo Freire http://www.viajenaviagem.com.br/ ), faça como eu: compre um bom guia (Lonely Planet, Eyewitness ou Time Out) ou cheque na internet (http://www.travlang.com/, www.uol.com.br/viagem) TODAS as informações disponíveis para você curtir cada segundo da sua estada no paraíso e depois, caia na estrada com os seus objetivos conversados e definidos pra não voltar pra casa frustrada e com cara de feliz pra não magoar o/a companheiro(a). Você vai ver que a informação faz a M-A-I-O-R diferença entre estar em um lugar e vivenciar esse lugar.

Atendendo a pedidos da minha irmã: mantenha a cabeça aberta para que o companheiro te leve a locais totalmente inesperados e que você não teria ido se estivesse sozinho! Você vai se agradecer daqui a algum tempo.

Hoje provarei do meu próprio veneno, digo, conselho. Armada de um Lonely Planet, com hotel reservado e muitas dicas colhidas na internet, irei à Veneza me despedir desta temporada na Europa.

Conseguirei fazer tudo que está planejado?
Conseguirei me divertir (parece que vai chover...)?
Conseguirei ter coragem de pagar um drinque no famoso (e caríssimo) Harry’s Bar?

Não perca! Em cartaz no próximo Toró de Parpite.

E A MÚSICA DA VEZ - Tempos Modernos/Lulu Santos

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isto por cima de um muro
De hipocrisia
Que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão
Eu quero crer no amor numa boa
Que isto valha pra qualquer pessoa
Que realizar
A força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não não
Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem sentir
Que não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
VAMOS NOS PERMITIR
Eu quero crer... até ...permitir


Tá dado o recado de hoje.

Beijim carinhoso em todos e fiquem com Deus.
Patie


* Patricia Nascimento Delorme, 36, jornalista e mãe do Luka, vendo o Luka tomar banho de chuva com um sorriso de uma orelha à outra. Seu e-mail: patienascimento@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário