terça-feira, junho 17, 2008

1998 - Feliz Nova Atitude




" A compaixão é uma compreensão absoluta, uma forma de estar com o outro incondicionalmente, sem o menor esforço. Naturalmente, deixam de acentuar a própria individualidade e a situação de estarem separadas, e colocam-se junto, dentro do outro, tentando compreendê-lo e tendo compaixão dele.Essa compaixão não tem o sentido que assume na vida humana normal, o de ter pena do outro, que não é a energia pura do Amor, mas sim uma forma de nos compensarmos pelas nossas carências. É um sentimento de amor de estar tão profundamente unido ao outro, dentro da totalidade e tão identificado com o que ele é na essência (e não na aparência) que o compreendemos perfeitamente. A compaixão transforma as aparências e as circunstâncias, sejam elas quais forem. Ela surge a partir do completo esquecimento de nós mesmos, na medida em que penetramos na necessidade do outro e vivemos o que tem de ser vivido, em comunhão com ele." (A Busca da Síntese, Trigueirinho - obrigada Santiago!)


"Assim como a coragem toma posição PELO outro em situações de perigo, a compaixão toma posição COM o outro em horas de infortúnio. É uma disposição ativa para a amizade e a participação, é a vontade de estar ao lado do outro, trazendo consolo e apoio na tristeza e na aflição. É a compaixão que nos impele, sem refletir, a levar alívio aos que sofrem.
As sementes da compaixão estão plantadas na própria natureza dos seres humanos. Como se pode cultivar essas sementes da compaixão que existem naturalmente nas crianças? Histórias e provérbios úteis são inúmeros. O passo principal é impedir que a animosidade e o preconceito prejudiquem o crescimento natural da vistude. O "ismos" sectários são os maiores obstáculos: racismo, sexismo, e outros". (Livro das Virtudes - obrigada Noeli!)


A maior lição de compaixão que tive na vida veio da minha mãe.
Um dia ela me pediu ajuda para comprar veneno porque as formigas estavam devorando as plantas e acabando com o jardim da casa.
Fui com ela a uma loja, compramos o veneno e a deixei em casa para que ela desse fim às formigas.


Uma semana depois liguei para saber das formigas e ela me disse, com voz de quem pede desculpas por algo, que não tinha tido coragem de matar as "pobrezinhas" das formigas!!!
E mais: que as "bichinhas" podiam devorar as flores porque ela plantaria tudo de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Imaginem a cena! Eu, perplexa ao telefone, pensando com amargura que, a minha mãe não tinha nem coragem de matar formigas.
Nos últimos três anos que se passaram aprendi algumas lições com a vida sobre compaixão, amor e respeito pela vida e sonhos alheios.


Hoje, lembro-me dessa lição que aprendi com a minha mãe e reflito na beleza desse ser humano que tive a chance de conviver durante a infância.


Apesar das diferenças que nos fazem tão especiais, eu hoje repito orgulhosa sem perplexidade: Só a minha mãe para não ter coragem de matar NEM formigas!!!!!!!!!

Ainda falta muito para eu chegar nesse estágio de compaixão. De qualquer forma, os primeiros passos foram dados: perceber que eu não tinha essa virtude e querer tê-la.


E como eu não acredito em Ano Novo sem Atitude Nova, desejo a todos vocês uma Feliz Atitude Nova neste Ano Novo que se iniciará.

Insight na Primavera de 1998, Au - Suíça
Escrito em Janeiro de 2000, Nova Déli - Índia.

Se Rudyard Kipling (1865-1936)

" Se és capaz de manter a calma quando
Todo o mundo ao redor já perdeu e te culpa;
De crer em ti quando todos estão duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretencioso;

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires;
De sonhar - sem fazer dos sonhos os teus senhores;
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exautos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena:"Persiste!" ;

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo, ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que é mais - tu serás um ser humano, ó meu filho! ".

Um beijo carinhoso semi-congelado (está nevando um bocado lá fora e o meu coração tropical teima em não ser coberto de gelo pela saudade de cada um de vocês.)

Patie

Um comentário:

  1. Pattie,

    com esta história de ano novo e natal a gente termina mandando mensagem para
    Deus e o mundo e no final das contas não se lembra se já enviou mensagens a
    todos os deuses e todos os mundos, de forma que caso eu não tenha lhe
    enviando nada segue aqui os meus sinceros votos que você continue sendo esta
    figura extremamente envolvente, cheia de energia, de sonhos e acima de tudo,
    de atitude. Eu torço não só para que você consiga as coisas que almeja, mas
    também que as multiplique, estimulando cada vez mais pessoas nessas suas
    andanças e pelos seus contatos cibernéticos que entrem na confraria da
    sensibilidade e solidariedade, por que o nosso planetinha vai precisar muito
    disto neste milênio.
    Um beijão bem mineiro,
    Josiano.

    ResponderExcluir